Um pouco mais sobre o material dourado!!
O Material Dourado faz parte de um conjunto de jogos idealizados pela médica e educadora italiana Maria Montessori, que se dedicou à educação de crianças com deficiências e propôs mudanças nos métodos de ensino utilizados no início do século XX.
O Material Dourado Montessoriano destina-se à realização de atividades que auxiliam o ensino e a aprendizagem do sistema de numeração decimal-posicional e das operações fundamentais, chamadas algoritmos.
No ensino tradicional, as crianças acabam “dominando” os algoritmos a partir de vários treinos, mas sem conseguirem compreender o que fazem. Com o Material Dourado a situação é outra: as relações numéricas abstratas passam a ter uma imagem concreta, facilitando a compreensão. Obtém-se, então, além da compreensão dos algoritmos, um notável desenvolvimento do raciocínio e um aprendizado bem mais agradável.
Segundo Maria Montessori, a criança tem necessidade de mover-se e ter liberdade dentro de certos limites, desenvolvendo sua criatividade com experiências e diversos materiais. Um desses materiais foi chamado inicialmente “material de contas” que, posteriormente, deu origem ao conhecido Material Dourado.
O Material Dourado é composto por mil cubinhos em madeira de 1 cm x 1cm (cada cubinho corresponde a uma unidade) , cem barras de 10 cm x 1 cm (cada barra corresponde a uma dezena), dez placas de 10 cm x 10 cm (cada placa corresponde a uma centena) e um cubo de 10 cm x 10 cm x 10 cm x 10 cm que corresponde a um milhar. Este material em papel possui a limitação de não ser possível a construção do bloco, o que é uma desvantagem em relação ao material em madeira. Pode ser encontrado em http://www.wilsonbrinquedos.com.br/?page_id=70
Pode ser usado desde os anos iniciais do Ensino Fundamental . O professor, com o conhecimento que tem de seus alunos, saberá em que época poderá ser aplicado com o melhor rendimento.
O primeiro contato do aluno com o material deve ocorrer de forma lúdica para que ele possa explorá-lo livremente. É nesse momento que a criança percebe a forma, a constituição e os tipos de peça do material.
As primeiras atividades sistematizadas a serem propostas com o Material Dourado têm como objetivo fazer com que o aluno perceba as relações entre as peças e compreenda as trocas no Sistema de Numeração Decimal.
Através das trocas, as crianças compreendem que, no Sistema de Numeração Decimal, 1 unidade da ordem imediatamente posterior corresponde a 10 unidades da ordem imediatamente anterior.
Com o intuito de conhecer o material durante algum tempo, os alunos brincam com as peças, fazendo construções livres. Muitas vezes, as crianças descobrem sozinhas relações entre as peças. Por exemplo, podemos encontrar alunos que concluem:
- Ah! A barra é formada por dez cubinhos!
- A placa é formada por dez barras!
- Veja, o cubo é formado por dez placas!
O professor poderá sugerir as seguintes montagens:
- Uma barra;
- Uma placa feita de barras;
- Uma placa feita de cubinhos;
- Um bloco feito de barras;
- Um bloco feito de placas.
O professor poderá estimular os alunos a obterem conclusões com perguntas como
- Quantos cubinhos vão formar uma barra?
- E quantos formarão uma placa?
- Quantas barras preciso para formar uma placa?
O professor poderá realizar um jogo de trocas, cuja compreensão é de agrupamentos de dez em dez, característicos do sistema decimal.
A compreensão dos agrupamentos na base dez é muito importante para o real entendimento das técnicas operatórias e das operações fundamentais.
Aplique, aproveite e compartilhe conosco os resultados.
Construindo o Material Dourado
Não entendi sua pergunta.