Como ensinar Matemática de forma errada

Situação 1 – Frações
Esta situação tão comum, referida no começo do artigo é um bom exemplo para iniciar. O estudo de frações por si só, já é um desafio para professores nos anos iniciais, se algo for explicado de forma equivocada, isso acumulará erros em demais conteúdos. Parece bobagem, mas situações como estas acontecem em qualquer nível de ensino.
Antes de chegar a esse nível o aluno deve dominar: a nomenclatura para frações, reconhecer numerador e denominador, escrever frações equivalentes e operar frações.
Simplificar uma fração cujo numerador e denominador tem zeros, não se resume em apenas “cortar” os zeros como num passe de mágica. Assim o aluno adquire um péssimo hábito que levará para outros conteúdos.
Ao simplificar frações deste tipo, deve ser mostrado seja de forma teórica e/ou prática, que a cada zero “cortado” corresponde a uma divisão por 10, tanto no numerador quanto no denominador. Se eliminar dois zeros, corresponde a uma divisão por 100 e assim por diante.
Parece bobagem, mas é importante atentar para esses pequenos detalhes.
Situação 2 – Equações
Situação 3 – Radiciação e Potenciação
Situação 4 – Divisão de frações algébricas
Equívocos muito comuns acontecem quando operamos frações algébricas. O erro mais comum é na divisão. Observe os exemplos:
- Fator comum em evidência
- Agrupamento e fator comum em evidência
- Trinômio quadrado perfeito
- Quadrado da soma de dois termos
- Quadrado da diferença de dois termo
- Produto da soma pela diferença de dois termos
- Diferença de dois quadrados
Situação 5 – Logaritmo
Essa nem vou explicar. Mas ainda fico na dúvida se algum professor já ensinou assim. É um erro muito grotesco. Veja o exemplo.
log(4x−1)=log(4)⇒4x−1=4
Situação 6 – Trigonometria
O mesmo tipo de “simplificação” é visto em:
(2x) e (x) são dois arcos trigonométricos distintos. “Cortar” sen(x), obtendo como resultado 2, é um erro grave para um professor. Neste caso, não culpo alunos, já que eles aprenderam a fazer isso em alguma aula (ou não).
Essas duas últimas situações já viraram pérolas em sites de humor. É triste.
Sabemos que todos somos sujeitos a erros, seja em Matemática, Português (tem algum erro aqui? rsrs!) e em outras áreas. Infelizmente tais erros são creditados a falta de estudo e sabemos que não é apenas esse o motivo. Falta de atenção é o maior inimigo.
Falta de leitura é o suficiente para acarretar um montante de erros, que, futuramente trará sérios prejuízos a vida escolar de um estudante. Estar preparado é o segredo para enfrentar as dificuldades propostas em sala de aula.
Professor, que outros erros são comuns na sua aula?
Atualização: Será que isso aconteceu mesmo?
Este artigo contou com a colaboração de Angélica Alves (@Angel_Matematik).