Diferenças entre número, numeral e algarismo

[…]Na Matemática, os conceitos de número, numeral e algarismo exercem diversos papéis. Por isso, faz-se de suma importância compreender as diferenças entre eles. Veja as funções de cada um:
-
Número: Representa a quantidade referente à contagem ou os elementos de determinado conjunto. Veja alguns exemplos: representar a quantidade de pessoas que estão em um shopping, enumerar a posição de um competidor em uma corrida, medir o tamanho do rodapé de uma sala, entre outros.
-
Numeral: É uma representação ou uma indicação do número, que pode ser de forma escrita ou falada. O numeral pode indicar uma quantidade ou determinar uma sequência e é dividido em cinco tipos, que são:
-
Numerais cardinais: Indicam a quantidade de elementos de um certo conjunto, representando uma quantidade única. Exemplo: um, dois, três, quatro, cinco…
-
Numerais ordinais: organizados para representar ordem de uma forma hierárquica. Exemplo: primeiro, segundo, terceiro, décimo quarto …
-
Numerais multiplicativos: Indicam a quantidade de vezes que uma determinada situação foi aumentada, ou seja, que foi multiplicada. Exemplos: dobro, triplo, quádruplo, quíntuplo …
-
Numeral coletivo: Indica a quantidade de elementos de um determinado conjunto. São invariáveis em gênero, ou seja, feminino ou masculino, mas variáveis em relação à uma quantidade numérica. Exemplo: uma unidade, duas dezenas, cinco centenas, duas dúzias, um milênio, duas décadas, século …
-
Numeral fracionário: Representa a divisão ou uma fração, que é expressa pelas partes de um todo. Exemplo:um meio, terço, quarto, doze avos …
-
Algarismo: São os símbolos numéricos utilizados para expressar qualquer número. O sistema de numeração decimal, que é o mais utilizado, possui dez algarismos principais, que são: 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9. Com esses algarismos, é possível escrever todos os números que usamos.
Para praticar os conceitos estudados, faça o que se pede:
a) Escreva o numeral cardinal 12.
b) Quantos e quais são os algarismos que formam o número 12?
c) Calcule o dobro de doze.
d) O numero doze é um numeral coletivo. Como ele pode ser chamado?
e) Represente a terça parte de 12.
Respostas:
a) Numero cardinal: Doze.
b) O número doze é formado por dois algarismos, que são o: 1 e 2.
c) O dobro é um numeral multiplicativo, sendo assim: 12 x 2 = 24.
d) O número 12 pode ser chamado de dúzia.
e) Terça parte é um numeral fracionário. Para representar a terça parte de 12, devemos dividir 12 por 3.
Veja : 12 = 12:3 = 4 […]
Por Naysa Oliveira – Graduada em Matemática- Artigo publicado em: <http://escolakids.uol.com.br/> acesso 22/01/2016
Definições do número na história da humanidade
O conceito de número na sua forma mais simples é claramente abstrata e intuitiva; entretanto, foi objeto de estudo de diversos pensadores. Pitágoras de Samos (cerca de 571 a.C. ou 570 a.C. – 497 a.C. ou 496 a.C.), por exemplo, considerava o número a essência e o princípio de todas as coisas ; para Arthur Schopenhauer 1788 — 1860) o conceito numérico apresenta-se como a ciência do tempo puro . Outras definições:
- Número é a relação entre a quantidade e a unidade, Isaac Newton (1643 — 1727);
- Número é um composto da unidade, Euclides de Alexandria (360 a.C. — 295 a.C.);
- Número é uma coleção de objetos de cuja natureza fazemos abstração, Émile Boutroux (1845 — 1921);
- Número é o resultado da comparação de qualquer grandeza com a unidade, Benjamin Constant (1767 — 1830);
- Número é o movimento acelerado ou retardado, Aristóteles (384 a.C. – 322 a.C.);
- Número é uma coleção de unidades, Tales de Mileto (cerca de 624 ou 625 a.C. – 556 ou 558 a.C.) e Marie Jean Antoine Nicolas Caritat ( 1743 – 1794);
- Número é a razão entre uma quantidade abstrata e uma outra quantidade da mesma espécie, Isaac Newton (1643— 1727);
- Número é a classe de todas as classes equivalente a uma dada classe, Bertrand Russell ( 1872 — 1970) em Principia mathematica) .
Trecho retirado da pagina: <https://pt.wikipedia.org/wiki/N%C3%BAmero>
Matematicando na vida!